quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O uso do bom senso.

Com o advento da Internet e das redes sociais, percebo que estamos vivendo num tempo onde impera a falta de bom senso e certos valores têm sido deixados de lado.
As redes sociais têm seu lado positivo, como meio de comunicação, vitrine de trabalho, divulgação de causas nobres, compartilhamento de arquivos e informações, ferramentas que possibilitam reencontrar velhos amigos e fazer novos, porém, existe o outro lado.
As pessoas simplesmente acham que é um território livre e saem postando e falando o que bem entendem, se expondo exageradamente e em muitas vezes se achando os donos da verdade. Percebo uma infinidade de comentários agressivos e sem fundamento, indiretas, críticas absurdas, imagens que são de extremo mau gosto, sem falar na profunda falta de respeito à opinião alheia. Ou seja, muitos agridem e discordam de tudo e todos gratuitamente, impondo suas vontades  e idéias sem embasamento algum, como se todos fôssemos obrigados a gostar das mesmas coisas e pensar exatamente da mesma forma.
Outra fato absurdo é a total alienação! Pessoas que se ofendem e até brigam por motivos fúteis como futebol por exemplo. Nem todos torcem para o mesmo time, a rivalidade é saudável desde que as brincadeiras não ultrapassem certos limites, pois a linha que separa o humor da ofensa é tênue.
Sem mencionar todas as formas de preconceito: religiosos, raciais, opção sexual, enfim, tudo ganha proporções gigantescas, uma espécie de “dilúvio em tampa de xarope”.
Acredito que já está na hora de colocarmos o nosso bom senso em prática e utilizar as redes sociais de uma maneira mais saudável e menos ofensiva.
GRACIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário