sábado, 3 de setembro de 2011

Universidade publica, "gratuita e de qualidade"?????

Bueno venho aqui registrar a minha indignação quanto a este slogan da UNICENTRO da cidade de Guarapuava-PR que diz: UNIVERSIDADE PUBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE....
Pra começar, nenhum estudo no Brasil é publico, porque alguém sempre acaba pagando a conta.
E como pode ser gratuita, se você precisa de qualquer documento você tem que pagar, sem contar a espera pelo dito cujo. Em alguns cursos faltam materiais básicos, e assim quem tem que arcar com isso são os próprios acadêmicos, ou seja o material para muitas disciplinas acaba saindo do seu próprio bolso.
E de qualidade.......bom faltam professores, alguns são ótimos profissionais, mas sempre tem aqueles que bom deixa pra la, também a falta de professores é outro problema serio. Sem contar que os laboratórios estão em sua maioria defasados, e as vezes o pouco de equipamentos que se tem não funciona muito bem.
Muitos querem entrar nesta instituição, mas ai chegando lá se deparam com uma realidade bem diferente.
Acho um absurdo num tempo onde 80% de uma turma possua notebook e tenha apenas 2 tomadas!!! Mas para contorna a situação os alunos levam alternativas de sua própria casa( o que acontece no meu caso e na minha sala).
Todos os cursos sofrem, mas vejo que o curso de Arte -Educação é um dos que mais tem sofrido. Isto ocorre devido ao pré conceito de muitos desinformados( acadêmicos, professores, colaboradores etc) tem sobre este curso. Para os que não sabem algumas disciplinas( principalmente das artes visuais) requerem um determinado material ( sempre de um custo muito elevado e não encontrado em nossa cidade), sendo assim acabamos por arcar com esta despesa.
Uma outra situação muito indignante foi o adiamento( que eu entendo como cancelamento) do SIMPÓSIO DE ARTE-EDUCAÇÃO, por falta de verba.......ABSURDO!!!
Agora como é época de eleição para a reitoria, as promessas surgem linda , belas e maravilhosas ( como em todos os segmentos quando se trata de politica), mas passado este período volta tudo a ser como era antes!!!
Este texto parece simples, e como diz o titulo do blog, trato dos meus sentimentos, que neste momento são de indignação e revolta, e falo tudo isso com conhecimento de causa e também porque vivo esta realidade todos os dias na minha vida acadêmica nesta referida instituição.
Acredito que os próprios acadêmicos deviam revindicar seus direitos e fazer valer este slogan, não ficar sentados de braços cruzados e engolindo tudo na maior calma como se fosse normal.......VAMOS NOS MEXER E LUTAR PELO QUE REALMENTE É DIREITO NOSSO!!!
GRACIAS

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa Juliana, excelente abordagem!
    Há muito tempo o ensino virou comércio e deixou de ser prioridade, exceto em época de eleição. E ao contrário do que muitos acreditam, o ensino público não é gratuito, é muito bem pago através de impostos exorbitantes que deveriam ser devidamente repassados e aplicados.
    Esta triste realidade se deve, em grande parte à falta de comprometimento e mobilização de todos os envolvidos, já que temos o dever de lutar por nossos direitos!

    ResponderExcluir